Por Fátima Merlin, na Imersão Européia ABMAPRO - Associação Brasileira de Marcas Próprias e Terceirização.
notícias - connect shopper
Seminário na PLMA - Private Label Manufacturers Association
E hoje foi dia de seminário na PLMA - Private Label Manufacturers Association: a primeira palestra do dia foi com Tim Hehenkamp, Director Category Management do Jumbo Supermarkets, que fez uma breve apresentação sobre a evolução estratégica com foco em diferenciação por meio de marcas próprias, soluções para o cliente, inovação em alimentos e transição para uma alimentação mais saudável.
Cita, além disso, que a empresa criou umecossistema de soluções em torno da experiência alimentar e que o lançamento da marca própria premium “Jumbo’s” reforçou esse movimento, com foco em sabor, qualidade, design e propósito.
Principais Insights:
- Relevância: mais de 700 lojas e entrada no mercado belga (quase 40 lojas) e Faturamento de quase €11 bilhões e mais de 100 mil colaboradores.
- Proposta de Valor:
• Serviço excelente, sortimento amplo, bons preços.
• Direcionadores estratégicos: “melhor, diferente e mais acessível” todos os dias.
• Entendimento profundo da diversidade de clientes – etnias, faixas etárias e comportamentos. - Conexão com o Cliente:
• Estratégia centrada em estações do ano e ocasiões especiais.
• Venda de soluções e experiências, não apenas produtos. - Sobre Gastronomia:
• Chefs (alguns com estrelas Michelin) desenvolvem produtos, receitas e experiências.
• Lançamento da marca “Jumbo’s” com foco em diferenciação e liderança - protagonismo! - Marcas Próprias e Produtos Frescos:
• Aumento significativo no mix.
• Evolução de qualidade das marcas próprias, muitas vezes superando marcas líderes em percepção de valor: "sair de ser seguidores e assumir o protagonismo."
• Estratégia ativa de redução de preços em marcas próprias para aumentar valor percebido. - Nova Estratégia de Marca:
• Deixa de ser apenas uma marca própria para ser um conceito premium.
• Quatro pilares:
a. Foco total no cliente.
b. Qualidade superior e sabor – só lançam produtos com avaliação mínima 8+.
c. História e propósito – produtos precisam ter uma narrativa (ex.: certificações sociais/ambientais).
d. Design marcante – que se destaque na gôndola. - Inovação por Categoria - “Tastemakers”:
• Criação de nova categoria com molhos, temperos, patês, óleos para valorizar vegetais.
• Apoio à transição proteica (meta de 60% plant-based até 2030).
• Incentivo ao consumo de vegetais sem abrir mão do sabor — objetivo: transformar hábitos alimentares com prazer, não imposição. - Resultados Observados:
• Alta aceitação entre consumidores jovens, dispostos a pagar mais por qualidade.
• Crescimento em molhos premium, refeições frescas, sopas, pokes, sanduíches.
• Marca “Jumbo’s” atrai novos públicos. - Modelo de Parceria e Inovação Contínua:
• Sucesso depende de parcerias duradouras.
• Busca constante por novos parceiros com capacidade de inovação e produção eficiente.
• Comprometimento com inovação contínua — não basta lançar, é preciso renovar sempre.
Voltar para lista completa
Notícias recentes
Fátima Merlin é nomeada conselheira da Intent AI
Temos o prazer de anunciar que nossa CEO é nomeada...
leia maisJulho chega com tudo!
Vários eventos e participações importantes de noss...
leia maisPreço vs Experiência: o que o consumidor está buscando no varejo?
No varejo de hoje, entender o que o "shopper" / "c...
leia maisFATIMA MERLIN

Sócia-fundadora da Connect Shopper, Conselheira Consultiva Certificada, Mentora e Palestrante, é Master Business em Marketing, Economista, Especialista em Varejo, Comportamento do Consumidor e Shopper. Ao longo de sua carreira, desenvolveu projetos nacionais e internacionais de gerenciamento por categoria e shoppers insights, inteligência em marketing, para indústrias e varejos.
CONNECT CONSULTING & MENTORING

Soluções personalizadas, com foco em resultados. Todos os canais: On & Off, Super, Farma, Matcon, entre outros.
CONNECT INTELLIGENCE & INSIGTHS

Análises Integradas. Conectar informações das mais variadas fontes e criar insigths para ações direcionadas.
CONNECT KNOWLEDGE & TRAINING

Treinamentos in-company, Workshops, Seminários, Cursos e Palestras e Mentorias.
CONNECT RESEARCH & NEUROMARKETING

Pesquisas Quali e Quanti, uso do Neuromarketing para diferentes necessidades: PDV, Consumidores e Shoppers e Produtos e Marcas.