Confira o saldo positivo de insights e dicas que esse ciclo de visitas técnicas proporcionou.
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Primeira semana da Missão Técnica Sebrae chega ao fim
E chegamos ao final da primeira semana de Missão Técnica Sebrae com um super evento de encerramento onde, como uma das Retail Thinkers da Varejo180, pude apresentar juntamente com meus parceiros Julio Takano, Gustavo Carrer e Ronald Nossig um overview das lojas visitadas, destacando os principais insigths e as aplicações ao pequeno varejo.
1. Experiência e Centralidade no Cliente:
• Atendimento Personalizado: criar padrão de atendimento e treinar e reconhecer a equipe;
• Espaços Experienciais: pequena zona de testes, displays interativos, totem;
• Zonas temáticas;
• Customização de Produtos;
• Serviços de instalação e locação de equipamentos através de parcerias;
• Espaço Instamagrável;
• Atenção aos provadores: você pode utilizar QR Code.à exemplo do código 2D padrão GS1 Brasil (Associação Brasileira de Automação) dentro do provador, para liberar ofertas, oferecer conteúdos, etc;
• Atenção aos caixas;
2. Omnichannel:
• Estabeleça uma presença online, mesmo que simples (WhatsApp)
• Explore as ferramentas do WhatApp Comercial (com moderação): envie ofertas, crie listas, peça opinião, etc
• Inventário: Use ferramentas de gestão simples, reduzindo rupturas. Fortaleça a parceria com fornecedores para reduzir os lotes mínimos e os prazos.
3. Curadoria e Diversidade de Produtos:
• Desenvolva uma linha própria ou parcerias com fornecedores locais;
• Mix de Produtos: gestão orientada ao cliente;
• Desenvolva novos fornecedores;
4. Parcerias e Comunidade, ecossistema:
• Estabeleça parcerias com pequenos produtores ou serviços locais, fortalecendo o vínculo com a comunidade;
• Adote uma entidade local ou realize ações na cominidade;
5. Visual Merchandising e Ambiente:
• Vitrines temáticas;
• Layout Dinâmico para facilitar a circulação;
• Crie “ilhas de experiência” e pontos extras de exposição;
• Valorize a experiência sensorial;
• Dress Code da equipe (uniforme);
• Atenção ao estacionamento.
6. Inovação Tecnológica:
• Utilize ferramentas simples, como QR codes ou código 2D GS1 Brasil para informações adicionais sobre produtos, validade, rastreabilidade;
• Marketing Digital Personalizado;
7. Capital Humano:
• Treinamento Constante;
• Reconhecimento e Incentivos.
8. Sustentabilidade:
• Produtos Locais e Sustentáveis;
• Implante práticas simples, como redução de sacolas plásticas ou reciclagem no ponto de venda. E se possível, ações com ONGs para estimular “reuso”;
• Eventos com Comunidade;
• Realize parcerias com artistas, influenciadores ou outros negócios locais para desenvolver campanhas ou produtos exclusivos;
9. Logística:
• Política de Trocas Simplificada;
• Ofereça entregas expressas como diferencial;
10. Prevenção de perdas:
• Identifique quais são os produtos de maior risco de furtos;
• Proteja os produtos com etiquetas de alarme, coloque em locais de fácil visualização;
• Utilize CFTV e monitores de inibição;
• Estabeleça procedimentos para o recebimento e troca.
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Sócia-fundadora da Connect Shopper, Conselheira Consultiva Certificada, Mentora e Palestrante, é Master Business em Marketing, Economista, Especialista em Varejo, Comportamento do Consumidor e Shopper. Ao longo de sua carreira, desenvolveu projetos nacionais e internacionais de gerenciamento por categoria e shoppers insights, inteligência em marketing, para indústrias e varejos.
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