Por Fátima Merlin.
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Por que conectar NRF com o papel dos conselheiros?
São diversas as razões, tanto estratégicas, quanto operacionais.
Sendo a NRF um dos maiores e mais influentes eventos de varejo do mundo, trazendo insights que podem impactar diretamente o direcionamento das empresas, destaco:
1. Antecipação de Mudanças no Mercado
Os conselheiros precisam compreender as mudanças sejam em termos de inovações tecnológicas, comportamentos dos consumidores, etc para orientar a estratégia da empresa e mantê-la competitiva.
2. Visão Estratégica e de Longo Prazo
Os insights da NRF ajudam os conselheiros a identificar oportunidades, como adoção de tecnologias disruptivas, novos canais de venda e estratégias de personalização, além de serem cruciais para mitigar riscos associados à obsolescência de modelos de negócios ou à falta de inovação.
3. Adoção de Tecnologias Transformadoras
Os conselheiros devem avaliar como as tendências e tecnologias como inteligência artificial, automação, omnichannel e experiência phygital (físico + digital) podem ser incorporadas ao planejamento estratégico e à governança da empresa.
4. Foco na Experiência do Cliente
Diante das mudanças no comportamento dos consunidores, é papel do conselho assegurar que a empresa esteja atenta e alinhada com as novas demandas (preferências, fidelização e experiência diferenciada).
5. Pressões por Sustentabilidade e ESG
Os conselheiros precisam garantir que a empresa esteja preparada para atender às exigências regulatórias e sociais aborda do as práticas sustentáveis e estratégias ESG (ambiental, social e governança), que estão se tornando pilares centrais da estratégia de muitas empresas.
6. Benchmark Global e Inspiração para Novas Parcerias e Modelos de Negócio
Ao reunir as principais lideranças do varejo global, permite uma análise comparativa das práticas e estratégias da empresa com os melhores players do mercado, e facilita o surgimento de parcerias estratégicas e ecossistemas, perspectivas essenciais para conselheiros que desejam impulsionar a competitividade da organização, e fomentar alianças que acelerem a transformação da empresa.
7. Decisões Informadas sobre Investimentos
A implementação de tendências e tecnologias requer investimentos significativos, os conselheiros precisam estar informados para aprovar alocações orçamentárias e garantir o retorno esperado.
Em síntese, estar atualizado quanto aos insights da NRF 2025 permite ao conselheiro atuar de forma proativa, garantindo que as decisões do conselho estejam alinhadas às tendências globais e às demandas de um mercado em constante evolução, sem perder a essência da empresa e do local!
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Sócia-fundadora da Connect Shopper, Conselheira Consultiva Certificada, Mentora e Palestrante, é Master Business em Marketing, Economista, Especialista em Varejo, Comportamento do Consumidor e Shopper. Ao longo de sua carreira, desenvolveu projetos nacionais e internacionais de gerenciamento por categoria e shoppers insights, inteligência em marketing, para indústrias e varejos.
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