Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais

notícias - connect shopper

A Nova Era do Gerenciamento por Categoria, por Fátima Merlin

A Nova Era do Gerenciamento por Categoria, por Fátima Merlin

Cenário atual exige uma real orientação para o cliente e mercado e um olhar integrado da jornada de compra e consumo.

O Gerenciamento por Categoria surgiu em meados de 1990 como ferramenta estratégica para superar as grandes mudanças que vinham ocorrendo no ambiente competitivo do varejo.

Trata-se de um processo colaborativo entre indústria e varejo, baseado em um profundo conhecimento de consumidores e shoppers, para garantir a eficácia dos quatro Ps: produto, preço, promoção e prateleira (abastecimento e exposição).

Ou seja, ter à disposição o produto certo, na quantidade adequada, e no momento que o cliente target precisar, com as variações de preço que ele esteja disposto a pagar. Inclusive com promoções inteligentes e direcionadas ao público definido, comunicando e expondo corretamente para facilitar o processo de escolha, compra e decisão.

Com o “boom” das novas formas de se fazer varejo, seja no ambiente ON ou OFF – compre e retire, aplicativos (whatsapps), para citar algumas – novas adaptações estão sendo necessárias neste modelo de gestão.

O novo paradigma do momento é o Gerenciamento por Categoria (GC) numa configuração omnicanal. Embora os tradicionais oito passos do processo original (e conhecidos pelo mercado) ainda são válidos e se mantêm efetivos, adaptações foram realizadas para incorporar todos os benefícios diante da vasta disponibilidade de dados sobre comportamento de consumidores e shoppers, o que no passado era muito mais restrito.

Quer saber as três adaptações fundamentais para implementação do GC na contemporaneidade varejista? Acesse o artigo completo na Consumidor Moderno.

Fátima Merlin, fundadora e CEO da Connect Shopper.


Voltar para lista completa

Notícias recentes

FATIMA MERLIN

Fatima Merlin

Sócia-fundadora da Connect Shopper, Conselheira Consultiva Certificada, Mentora e Palestrante, é Master Business em Marketing, Economista, Especialista em Varejo, Comportamento do Consumidor e Shopper. Ao longo de sua carreira, desenvolveu projetos nacionais e internacionais de gerenciamento por categoria e shoppers insights, inteligência em marketing, para indústrias e varejos.

 

leia mais

CONNECT CONSULTING & MENTORING

Connect Consulting & Mentoring

Soluções personalizadas, com foco em resultados. Todos os canais: On & Off, Super, Farma, Matcon, entre outros. 

CONNECT INTELLIGENCE & INSIGTHS

Connect Intelligence & Insights

Análises Integradas. Conectar informações das mais variadas fontes e criar insigths para ações direcionadas.

CONNECT KNOWLEDGE & TRAINING

Connect Knowledge & Training

Treinamentos in-company, Workshops, Seminários, Cursos e Palestras e Mentorias.

CONNECT RESEARCH & NEUROMARKETING

Connect Research & Neuromarketing

Pesquisas Quali e Quanti, uso do Neuromarketing para diferentes necessidades: PDV, Consumidores e Shoppers e Produtos e Marcas.