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O que esperar da NRF 2025?

O que esperar da NRF 2025?

Texto por Fátima Merlin.

A NRF, maior evento de varejo do mundo, promete continuar sendo um palco essencial para apresentar as principais tendências, tecnologias e inovações que moldam o futuro do varejo.

Fazendo uma curadoria inicial da NRF 2025, destaco:

1. Experiência do Cliente: a personalização continuará a ser uma prioridade, com foco em experiências centradas no cliente, tanto no ambiente físico quanto digital. O varejo omnichannel será reforçado, com integração entre o on e off, oferecendo uma jornada de compra mais prática, ágil, fluida, resolutiva e conectada.

2. Sustentabilidade e ESG: temas ligados à sustentabilidade e práticas éticas deverão estar no centro das discussões. Os consumidores estão mais exigentes quanto ao impacto ambiental e social das marcas. Estudos nossos da Connect Shopper mostram que atributos sobre estes valores passam a figurar dentre os top 10 mais importantes para a escolha dos shoppers.

3. Inteligência Artificial e Automação: o uso crescente de inteligência artificial em diversas áreas do varejo, desde atendimento ao cliente, marketing preditivo até gerenciamento de estoques e logística, serão destaques, com vários casos reais sendo aplicados e resultados obtidos!

4. Tecnologia Imersiva: a integração de realidades aumentada (AR) e virtual (VR) continuará a evoluir, proporcionando experiências imersivas que podem transformar o varejo. Encontrei propostas de palestras onde será discutido como essas tecnologias impactam a jornada do cliente e criam novas formas de engajamento.

5. Varejo Autônomo e Inteliente: lojas autônomas e inteligentes, como as lojas “sem caixa” ou “cashless”, serão um foco crescente, com exemplos práticos e implementação dessas tecnologias. O uso de sensores, IoT (Internet das Coisas) e data analytics para melhorar a eficiência e o atendimento nas lojas físicas será amplamente discutido.

6. Parcerias e Colaborações Estratégicas: com o aumento da complexidade no varejo, as parcerias e os modelos colaborativos. Muitos conteudos sobre novas formas de colaboração.

7. Economia de Plataforma e Modelos de Negócios Disruptivos: novos modelos de negócios, como assinaturas, recommerce (revenda) e economia compartilhada, terão um papel importante na transformação do varejo e na NRF! Afinal, essas abordagens permitirão uma melhor conexão com consumidores mais jovens e conscientes.

8. Cibersegurança e Privacidade: à medida que mais varejistas adotam tecnologias digitais, a cibersegurança e a privacidade dos dados se tornam temas críticos e será uma pauta constante.

9. Transformação Digital nas Operações: tecnologias como blockchain para a transparência da cadeia de suprimentos e sistemas de pagamento avançados também estarão em discussão.

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Texto original no Linkedin.


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FATIMA MERLIN

 
Fatima Merlin

Sócia-fundadora da Connect Shopper, Conselheira Consultiva Certificada, Mentora e Palestrante, é Master Business em Marketing, Economista, Especialista em Varejo, Comportamento do Consumidor e Shopper. Ao longo de sua carreira, desenvolveu projetos nacionais e internacionais de gerenciamento por categoria e shoppers insights, inteligência em marketing, para indústrias e varejos.

 

 
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