Texto por Fátima Merlin.
notícias - connect shopper
O papel da controladoria no Gerenciamento por Categoria
O gerenciamento por categoria é um processo, diria, modelo de gestão que conecta todos os Ps e áreas! É um processo pautado em dados, e a controladoria tem um papel relevante neste processo. É essencial para alinhar as estratégias comerciais e operacionais às metas financeiras e de desempenho da empresa.
A controladoria funciona, desse modo, como uma área de suporte estratégico, fornecendo informações, análises e ferramentas que garantem a tomada de decisão mais assertiva.
Alguns exemplos práticos:
1. Planejamento e Orçamento
• Definir Metas Financeiras: a controladoria colabora na definição de metas de vendas, margem de contribuição e lucratividade para cada categoria.
• Previsão de Demanda: trabalha com o time de compras e marketing para antecipar necessidades de estoque e promoções, alinhando o planejamento financeiro às estratégias de categoria.
• Orçamento Alinhado: estabelece um orçamento que contemple investimentos e custos para o crescimento e desempenho de categorias específicas.
2. Monitoramento e Controle de Performance, definindo e acompanhando indicadores-chaves;
3. Análise de Rentabilidade: avaliar a margem de contribuição de cada categoria e identificar oportunidades;
4. Desperdícios e Perdas;
5. Governança e Gestão de Riscos, entre outros;
Assim, quando a controladoria possui um papel ativo, temos:
- Decisões ainda mais orientadas por dados;
- Maximização de resultados;
- Eficiência Operacional: o controle financeiro evita desperdícios e ajusta recursos de maneira eficiente.
A integração entre controladoria e gerenciamento por categoria transforma dados financeiros em insights práticos, criando um ambiente de decisão estratégica sustentável e competitivo.
Voltar para lista completa
Notícias recentes
Matéria da Folha de S. Paulo fala sobre atendimento ao cliente
A matéria de Deniso Brito traz reflexões do livro ...
leia maisFátima Merlin é convidade para episódio do podcast Resenha de Supermercado
O episódio 151, conduzido por Tiago Vieira, tem co...
leia maisEm parceria com a Paripassu, Fátima Merlin oferece webinar sobre GC
O webinar "Eficiência Operacional: Gestão por Cate...
leia maisFATIMA MERLIN
Sócia-fundadora da Connect Shopper, Conselheira Consultiva Certificada, Mentora e Palestrante, é Master Business em Marketing, Economista, Especialista em Varejo, Comportamento do Consumidor e Shopper. Ao longo de sua carreira, desenvolveu projetos nacionais e internacionais de gerenciamento por categoria e shoppers insights, inteligência em marketing, para indústrias e varejos.
CONNECT CONSULTING & MENTORING
Soluções personalizadas, com foco em resultados. Todos os canais: On & Off, Super, Farma, Matcon, entre outros.
CONNECT INTELLIGENCE & INSIGTHS
Análises Integradas. Conectar informações das mais variadas fontes e criar insigths para ações direcionadas.
CONNECT KNOWLEDGE & TRAINING
Treinamentos in-company, Workshops, Seminários, Cursos e Palestras e Mentorias.
CONNECT RESEARCH & NEUROMARKETING
Pesquisas Quali e Quanti, uso do Neuromarketing para diferentes necessidades: PDV, Consumidores e Shoppers e Produtos e Marcas.