Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais

notícias - connect shopper

O papel da controladoria no Gerenciamento por Categoria

O papel da controladoria no Gerenciamento por Categoria

Texto por Fátima Merlin.

O gerenciamento por categoria é um processo, diria, modelo de gestão que conecta todos os Ps e áreas! É um processo pautado em dados, e a controladoria tem um papel relevante neste processo. É essencial para alinhar as estratégias comerciais e operacionais às metas financeiras e de desempenho da empresa.

A controladoria funciona, desse modo, como uma área de suporte estratégico, fornecendo informações, análises e ferramentas que garantem a tomada de decisão mais assertiva.

Alguns exemplos práticos:

1. Planejamento e Orçamento

• Definir Metas Financeiras: a controladoria colabora na definição de metas de vendas, margem de contribuição e lucratividade para cada categoria.
• Previsão de Demanda: trabalha com o time de compras e marketing para antecipar necessidades de estoque e promoções, alinhando o planejamento financeiro às estratégias de categoria.
• Orçamento Alinhado: estabelece um orçamento que contemple investimentos e custos para o crescimento e desempenho de categorias específicas.

2. Monitoramento e Controle de Performance, definindo e acompanhando indicadores-chaves;

3. Análise de Rentabilidade: avaliar a margem de contribuição de cada categoria e identificar oportunidades;

4. Desperdícios e Perdas;

5. Governança e Gestão de Riscos, entre outros;

Assim, quando a controladoria possui um papel ativo, temos:

  • Decisões ainda mais orientadas por dados;
  • Maximização de resultados;
  • Eficiência Operacional: o controle financeiro evita desperdícios e ajusta recursos de maneira eficiente.

A integração entre controladoria e gerenciamento por categoria transforma dados financeiros em insights práticos, criando um ambiente de decisão estratégica sustentável e competitivo.


Voltar para lista completa

Notícias recentes

FATIMA MERLIN

 
Fatima Merlin

Sócia-fundadora da Connect Shopper, Conselheira Consultiva Certificada, Mentora e Palestrante, é Master Business em Marketing, Economista, Especialista em Varejo, Comportamento do Consumidor e Shopper. Ao longo de sua carreira, desenvolveu projetos nacionais e internacionais de gerenciamento por categoria e shoppers insights, inteligência em marketing, para indústrias e varejos.

 

 
leia mais

CONNECT CONSULTING & MENTORING

Connect Consulting & Mentoring

Soluções personalizadas, com foco em resultados. Todos os canais: On & Off, Super, Farma, Matcon, entre outros. 

CONNECT INTELLIGENCE & INSIGTHS

Connect Intelligence & Insights

Análises Integradas. Conectar informações das mais variadas fontes e criar insigths para ações direcionadas.

CONNECT KNOWLEDGE & TRAINING

Connect Knowledge & Training

Treinamentos in-company, Workshops, Seminários, Cursos e Palestras e Mentorias.

CONNECT RESEARCH & NEUROMARKETING

Connect Research & Neuromarketing

Pesquisas Quali e Quanti, uso do Neuromarketing para diferentes necessidades: PDV, Consumidores e Shoppers e Produtos e Marcas.