A matéria da SuperVarejo detalha o encontro proporcionado pelo Congresso Internacional de Supermercados, no qual destacou-se a importância de entender diferentes ocasiões de consumo.
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Fátima Merlin modera painel sobre comportamento do consumidor no APAS SHOW 2024
Como moderadora, nossa CEO embasou as reflexões empreendidas pelos convidados com dados levantados pela Connect Shopper, de acordo com os quais apenas 40% da rede supermercadista mantém uma base organizada traçando o comportamento do cliente
No sentido de ressaltar a importância da quantificação analítica desse relacionamento para entender os padrões de comportamento do shopper, nomes do marketing e do varejo como Theodoro Tortoro, Rodolfo Kayser Nemj e Ricardo Huang reforçaram, entre outras questões, o surgimento de novos hábitos pós-pandêmicos, a exposição como instrumento educativo além de simplesmente atrativo, a necessidade de firmar-se alianças entre a indústria e o varejo, e a urgência do mercado em adiantar-se ao consumidor.
Dessa maneira, as pautas exploradas pelo painél incluiram:
- Mudanças no comportamento do consumidor pós-pandemia: valorização de marcas com qualidade e rastreabilidade, consumo consciente e valorização de marcas locais, sustentabilidade, e maior conexão e preocupação com a contribuição das marcas para com a sociedade e o meio ambiente nos quais estão inseridas.
- A maturação de um consumidor mais seletivo, consciente e antenado, ávido por experiências comunais, que podem ser nutridas através de ocasiões e datas especiais, e pela personalização.
- Envelhecimento populacional: a busca por saúde, por bem estar e longevidade, assim como, na contramão, os embates geracionais entre shoppers de diferentes idades.
- Desafios do varejo: a necessidade de entender melhor os clientes, entender suas mudanças e prioridades, colocando-os no centro das ações, adaptando os processos e ferramentas para atender às suas novas demandas e hábitos comportamentais e direcionando melhor as ações em todos os Ps.
- Dados: por falta de conhecer o cliente, o varejo perde ao ano mais de $ 12 bilhões em ofertas equivocadas. Se a ruptura fosse um varejista seria o 3º maior do ranking, com $ 25 bilhões de vendas perdidas por ruptura.
- Colaboração entre varejo e indústria: importância de uma parceria mais estratégica e inteligente, deixando a relação transacional para um plano de negócio conjunto.
- Diferentes modelos de negócio: destacou-se a importância de adaptar a proposta de valor para diferentes modelos, on & off, lojas premium, tradicionais, atacarejo, etc., reforçando que o cliente não faz esta distinção.
- Simplificação para o consumidor: enfatizou-se que o consumidor busca simplicidade e praticidade, e que muitas vezes a complexidade advém da indústria ou do próprio varejo.
- Uso eficiente do mix: importância de uma qualificação do mix, considerando a categoria e o perfil do consumidor, visto que 60% do resultado de um varejista está atrelado ao mix ideal.
- Desafios do excesso de estoque: mencionou-se um caso de cliente com excesso de estoque e ruptura alta, destacando a importância de ter processos e erramentas, mas, sobretudo, pessoas qualificadas para lidar com essas situações.
Leia a matéria na íntegra: www.supervarejo.com.br/apas-show/mudancas-no-comportamento-do-consumidor-sao-temas-de-painel
Confira as imagens do evento em: https://www.linkedin.com/posts/fatimamerlin_painaezis-curadoria-encontros-activity-7196168746313388033-mi3B/
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leia maisFATIMA MERLIN
Sócia-fundadora da Connect Shopper, Conselheira Consultiva Certificada, Mentora e Palestrante, é Master Business em Marketing, Economista, Especialista em Varejo, Comportamento do Consumidor e Shopper. Ao longo de sua carreira, desenvolveu projetos nacionais e internacionais de gerenciamento por categoria e shoppers insights, inteligência em marketing, para indústrias e varejos.
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