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Fátima Merlin modera painel sobre comportamento do consumidor no APAS SHOW 2024

Fátima Merlin modera painel sobre comportamento do consumidor no APAS SHOW 2024

A matéria da SuperVarejo detalha o encontro proporcionado pelo Congresso Internacional de Supermercados, no qual destacou-se a importância de entender diferentes ocasiões de consumo.

Como moderadora, nossa CEO embasou as reflexões empreendidas pelos convidados com dados levantados pela Connect Shopper, de acordo com os quais apenas 40% da rede supermercadista mantém uma base organizada traçando o comportamento do cliente

No sentido de ressaltar a importância da quantificação analítica desse relacionamento para entender os padrões de comportamento do shopper, nomes do marketing e do varejo como Theodoro Tortoro, Rodolfo Kayser Nemj e Ricardo Huang reforçaram, entre outras questões, o surgimento de novos hábitos pós-pandêmicos, a exposição como instrumento educativo além de simplesmente atrativo, a necessidade de firmar-se alianças entre a indústria e o varejo, e a urgência do mercado em adiantar-se ao consumidor. 

Dessa maneira, as pautas exploradas pelo painél incluiram:

  • Mudanças no comportamento do consumidor pós-pandemia: valorização de marcas com qualidade e rastreabilidade, consumo consciente e valorização de marcas locais, sustentabilidade, e maior conexão e preocupação com a contribuição das marcas para com a sociedade e o meio ambiente nos quais estão inseridas. 
  • A maturação de um consumidor mais seletivo, consciente e antenado, ávido por experiências comunais, que podem ser nutridas através de ocasiões e datas especiais, e pela personalização.
  • Envelhecimento populacional: a busca por saúde, por bem estar e longevidade, assim como, na contramão, os embates geracionais entre shoppers de diferentes idades.
  • Desafios do varejo: a necessidade de entender melhor os clientes, entender suas mudanças e prioridades, colocando-os no centro das ações, adaptando os processos e ferramentas para atender às suas novas demandas e hábitos comportamentais e direcionando melhor as ações em todos os Ps.
  • Dados: por falta de conhecer o cliente, o varejo perde ao ano mais de $ 12 bilhões em ofertas equivocadas. Se a ruptura fosse um varejista seria o 3º maior do ranking, com $ 25 bilhões de vendas perdidas por ruptura.
  • Colaboração entre varejo e indústria: importância de uma parceria mais estratégica e inteligente,  deixando a relação transacional para um plano de negócio conjunto.
  • Diferentes modelos de negócio: destacou-se a importância de adaptar a proposta de valor para diferentes modelos, on & off, lojas premium, tradicionais, atacarejo, etc., reforçando que o cliente não faz esta distinção.
  • Simplificação para o consumidor: enfatizou-se que o consumidor busca simplicidade e praticidade, e que muitas vezes a complexidade advém da indústria ou do próprio varejo.
  • Uso eficiente do mix: importância de uma qualificação do mix, considerando a categoria e o perfil do consumidor, visto que 60% do resultado de um varejista está atrelado ao mix ideal.
  • Desafios do excesso de estoque: mencionou-se um caso de cliente com excesso de estoque e ruptura alta, destacando a importância de ter processos e erramentas, mas, sobretudo, pessoas qualificadas para lidar com essas situações.

Leia a matéria na íntegra: www.supervarejo.com.br/apas-show/mudancas-no-comportamento-do-consumidor-sao-temas-de-painel

Confira as imagens do evento em: https://www.linkedin.com/posts/fatimamerlin_painaezis-curadoria-encontros-activity-7196168746313388033-mi3B/

 


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FATIMA MERLIN

Fatima Merlin

Sócia-fundadora da Connect Shopper, Conselheira Consultiva Certificada, Mentora e Palestrante, é Master Business em Marketing, Economista, Especialista em Varejo, Comportamento do Consumidor e Shopper. Ao longo de sua carreira, desenvolveu projetos nacionais e internacionais de gerenciamento por categoria e shoppers insights, inteligência em marketing, para indústrias e varejos.

 

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