notícias - connect shopper

O Shopper e o mercado de "dietas especiais": um crescimento de quease 3 digitos

O Shopper e o mercado de "dietas especiais": um crescimento de quease 3 digitos

Enquanto as vendas de alimentos e bebidas tradicionais cresceram 67% nos últimos cinco anos no país, as de saudáveis aumentaram 98% no mesmo perío­do. É um mercado que movimenta 35 bilhões de dóla­res ao ano no Brasil.

O mercado brasileiro de produtos industrializados orgânicos cresce 25% ao ano desde 2009. (Fonte: Ministério do Meio Ambiente). Enquanto a média mundial cresce apenas 6% segundo a consultoria Euromonitor.

Entende-se por orgânicos produtos fabricados com ingredientes que não tiveram contato com agrotóxicos sintéticos e adubos químicos, além de outras características, como o uso de sementes que não são geneticamente modificadas.

E se somarmos aos orgânicos outros produtos considerados “saudáveis” — com menos ou nada de açúcar, sal e gordura, e mais fibras, vitaminas e nutrientes —, a expansão também é impressionante.

Enquanto as vendas de alimentos e bebidas tradicionais cresceram 67% nos últimos cinco anos no país, as de saudáveis aumentaram 98% no mesmo perío­do. É um mercado que movimenta 35 bilhões de dóla­res ao ano no Brasil. Em 2014, a cifra al­çou o país de sexto a quarto maior do mundo, superando Reino Unido e Alemanha.

Ainda que, é fato, que os brasileiros, assim como o resto do mundo, estão ficando obesos. O Ministério da Saúde revelou, em 2013, que 51% da população do país está acima do peso — em 2006, a taxa era de 43%, é inegável a grande oportunidade no mercado de produtos saudáveis a ser explorado por empresas,

Hoje o varejo alimentar já aposta neste segmento e, muitos supermercados vem dedicando espaços diferenciados e oferecendo ao seu cliente ambientes específicos com a solução "dietas especiais".

Mas ainda trata-se ainda de um setor fragmentado, formado por empresas de médio e pequeno porte que crescem rapidamente e que se consolidam do mercado.
Saiba mais:

URL desta notícia: http://exame.abril.com.br/revista-exame/edicoes/1083/noticias/brasil-e-o-quarto-maior-mercado-para-produtos-saudaveis

23/02/2015 - Revista Exame on-line - SP


Voltar para lista completa

Notícias recentes

FATIMA MERLIN

Fatima Merlin

Sócia-fundadora da Connect Shopper, Master Business em Marketing, Economista, Especialista em Varejo, Comportamento do Consumidor e Shopper. Ao longo de sua carreira, desenvolveu projetos nacionais e internacionais de gerenciamento por categoria e shoppers insights, inteligência em marketing, para indústrias e varejos.

 

leia mais

CONNECT CONSULTING

Connect Consulting

Soluções personalizadas, com foco em resultados. GC, Shopper, Marketing

CONNECT INTELLIGENCE

Connect Intelligence

Análises Integradas. Conectar informações das mais variadas fontes.

CONNECT KNOWLEDGE

Connect Knowledge

Treinamentos in-company, Workshops, Seminários, Cursos e Palestras.

CONNECT RESEARCH

Connect Research

Pesquisas Quali e Quanti sobre PDV, Consumidor e Shopper.