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Chocolate em forma de ovo custa 4 vezes mais — e é por que você aceita pagar

Chocolate em forma de ovo custa 4 vezes mais — e é por que você aceita pagar

Fatima Merlin é entrevistada por O Financista sobre Ovos de Páscoa. Por que o consumidor está disposto a pagar mais, por que o preço do ovo de páscoa é mais alto do que o de uma barra de chocolate? São algumas das questões abordadas...

1) Por que o preço do ovo de páscoa é tão mais alto do que o preço de uma barra de chocolate? É melhor comprar ovos de páscoa caseiros em épocas de crise como a atual?

Chocolate em si teve um aumento substancial em seus custos, o que afetou também os ovos de Páscoa - o valor do chocolate teve reajuste entre 5% e 15% e, diante do cenário econômico atual (consumidor com um bolso mais apertado, inflação na casa de 11%, perda do poder de compra, desemprego, etc), pode afetar o comportamento do brasileiro – levando mais consumidores a procurar outras opções, como caixas de bombons e chocolates em barra, ovos caseiros, entre outros.
Para não perder vendas e atrair o consumidor, indústrias vem apostando em alternativas aos consumidores...
As alternativas vão desde opções menores, diversificação e até na sofisticação dos produtos e brindes...
O ovo em geral é mais caro que a barra por todas as etapas diferenciadas que envolve desde sua produção até distribuição. A sua composição de custo é diferenciada. Essa diferenciação vai desde o custo da embalagem (embalagem é muito cara no Brasil – e no caso de ovos de Páscoa que é um produto sazonal, com um volume infinitamente menor que barra que é produzido regularmente, em grande volume, explica em parte esta diferença. Além disso, usa-se embalagens especiais, diferenciada o que encarece o custo da embalagem), passando pelo armazenamento e pelo transporte especial, entre outros.

2) Como o consumidor pode economizar caso queira comprar ovos de páscoa? Ele deve pesquisar preço? É melhor optar pela barra de chocolate?
Pesquisar é uma atividade importante e pode ajudar a encontrar a opção mais adequada às necessidades e ao seu bolso e gosto.
Há inúmeras alternativas de marcas, tamanhos e itens.. Como exemplo cito a marca própria que entrega uma excelente relação custo-benefício...
Como não há investimento em mídia e marketing, em geral, os produtos marcas próprias são 20% mais baratos...

3) Por que mesmo com o preço tão mais alto, o consumidor ainda compra ovos de páscoa?

É um produto de desejo... que traz consigo aspectos emocionais atrelados.. prazer diferenciado, associações psicológicas, tradição, status, remete a infância, ... fazendo com que o consumidor sai do “modo racional”
 

Saiba mais: http://www.financista.com.br/noticias/por-que-voce-topa-pagar-cinco-vezes-mais-por-um-ovo-de-pascoa


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FATIMA MERLIN

Fatima Merlin

Sócia-fundadora da Connect Shopper, Conselheira Consultiva Certificada, Mentora e Palestrante, é Master Business em Marketing, Economista, Especialista em Varejo, Comportamento do Consumidor e Shopper. Ao longo de sua carreira, desenvolveu projetos nacionais e internacionais de gerenciamento por categoria e shoppers insights, inteligência em marketing, para indústrias e varejos.

 

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