Fátima Merlin, faz análise do consumidor brasileiro hoje e fala das principais tendência para os próximos anos...
notícias - connect shopper
Análise do Consumidor
Em uma entrevista exclusiva para o Portal Abras, Fátima Merlin, sócia fundadora da Connect Shopper faz uma análise do consumidor brasileiro hoje e fala sobre as principais tendências de consumo daqui para frente.
1. As mudanças socioeconômicas pelas quais o País passa tem impactado o mercado de consumo. Qual é o perfil comportamental do consumidor brasileiro hoje? Você pode detalhar?
Fátima Merlin: A grande mudança que tivemos aconteceu após o Plano Real, com a estabilidade da moeda os brasileiros puderam organizar melhor suas contas. O consumidor não precisava mais comprar tudo de uma só vez, como fazia antes, já que os preços ficaram mais estáveis, e sem "inflação", não se tinha mais a perda intensa e quase que imediata do poder de compra.
Nos últimos anos, com mais renda, emprego, crédito, tivemos uma grande mudança na pirâmide de consumo, onde a classe C passa a ser a maioria na população. Daí, veio a importância de quebrar essa classe em dois grupos: a C1 que seria os consumidores tradicionais da classe média; e a C2 que são os emergentes. Segundo dados da própria Kantar WorldPanel, foram 3,9 milhões de domicílios que ascenderam na pirâmide de consumo nos últimos dois anos. Essa evolução trouxe mudanças no cenário atual porque influiu em hábitos e comportamento do consumidor, nas suas necessidades de consumo, no crescimento dos canais de compra, etc.
Hoje temos muito mais consumidores tendo acesso à casa própria, ainda que financiada, com acesso a transporte próprio, por uma maior facilidade de compra, além de novas aquisições que passam a ser almejadas. Apesar do boom de categorias de largo consumo (produtos básicos), o acesso da Classe C2 ainda é restrito para diversas categorias e setores e a intensidade do consumo ainda não é contínua. Esse grupo dos "emergentes" ainda passam pelo desafio de consolidar todo esse acesso, e para que isso seja possível é preciso avançar em questões conjunturais como renda, emprego, formalização do emprego, educação, entre outros.
Saiba mais http://www.abras.com.br/home/redacao-portal/
Voltar para lista completa
Notícias recentes
Fátima Merlin é palestrante especialista no Webinar APAS
O Webinar APAS - Associação Paulista teve como tem...
leia maisFátima Merlin irá comemorar 52 anos da ACAPS em seu TalkShow de aniversário
A Associação Capixaba de Supermercados completa se...
leia maisFátima Merlin a se reunir com o grupo diretor ECR CatMAn Network
A série de webinars que está sendo preparada ocorr...
leia maisFATIMA MERLIN
Sócia-fundadora da Connect Shopper, Conselheira Consultiva Certificada, Mentora e Palestrante, é Master Business em Marketing, Economista, Especialista em Varejo, Comportamento do Consumidor e Shopper. Ao longo de sua carreira, desenvolveu projetos nacionais e internacionais de gerenciamento por categoria e shoppers insights, inteligência em marketing, para indústrias e varejos.
leia mais
CONNECT CONSULTING & MENTORING
Soluções personalizadas, com foco em resultados. Todos os canais: On & Off, Super, Farma, Matcon, entre outros.
CONNECT INTELLIGENCE & INSIGTHS
Análises Integradas. Conectar informações das mais variadas fontes e criar insigths para ações direcionadas.
CONNECT KNOWLEDGE & TRAINING
Treinamentos in-company, Workshops, Seminários, Cursos e Palestras e Mentorias.
CONNECT RESEARCH & NEUROMARKETING
Pesquisas Quali e Quanti, uso do Neuromarketing para diferentes necessidades: PDV, Consumidores e Shoppers e Produtos e Marcas.