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A conjuntura atual e o Shopper

A conjuntura atual e o Shopper

Os pilares básicos que fortaleciam o consumo são sinais de estagnação e retração. O resultado desaceleração do consumo. Fatima Merlin, especialista em varejo e shopper, dá dicas para crescer e se destacar em um ano de baixo desempenho.

O primeiro semestre, como já previsto, apresentou um ritmo de desaceleração das vendas, em especial, no setor supermercadista.
De acordo com a Abras as vendas do setor nos cinco meses do ano, praticamente ficaram estáveis - cresceram apenas 0,59% em termos reais - na comparação com 2014. O pior desempenho desde 2006. Varejistas de diferentes regiões do País afirmam que suas vendas estão a menos de 90% das metas.
Isso vem acontecendo porque os pilares básicos que fortaleciam o consumo (renda, emprego, crédito, e até mesmo o bolsa família) já não crescem nos mesmos patamares de anos anteriores e, alguns, apresentam resultados negativos. Soma-se a isso o aumento do endividamento e da inadimplência e, sobretudo, o aumento dos preços de diferentes produtos e serviços, em especial, os preços das tarifas públicas, com impacto significativo no poder de compra.
Neste contexto, o cenário para o segundo semestre é ainda mais desafiador.
Um consumidor mais orientado a “economia” ou seja, racionalização do consumo, para não abrir maio das conquistas!
Sem dúvida, se intensificará ainda mais a busca por preço, promoções e ofertas.
Mas, atenção ao tipo de ofertas e promoções para que não afetem suas margens e não postergue a recompra.
Uma alternativa a ser pensada são os “packs virtuais”, combos com soluções diferenciadas: café e coador, torrada e geleia, detergente em pó e amaciante, entre outros, claro SEMPRE AVALIANDO E CONSIDERANDO O PERFIL E AS NECESSIDADES E POSSIBILIDADES DO CLIENTE!
Deixo aqui dicas relevantes para CRESCER E SE DESTACAR em um ano de baixo crescimento
TENHA CLAREZA DE PROPÓSITO: O que você quer entregar ao seu cliente. Pergunte-se: Qual a razão que traz o meu cliente na minha loja ou comprar a minha marca?
BUSQUE CONHECIMENTO: sobre o mercado em que atua, concorrentes e parceiros, e, sobretudo sobre seu cliente para ser capaz de desenvolver ações direcionadas e efetivas na criação de seu diferencial competitivo e para atrair, engajar, converter e reter o cliente.
TENHA UMA EMPRESA CENTRADA NO SHOPPER E CONSUMIDOR: Em cada ação que for desenvolver, pergunte-se: Faz sentido para meu cliente e para atingir meus objetivos e estratégia? Coloque-se no papel de cliente.
BUSQUE UMA OPERAÇÃO SEM FALHAS e MAIOR EFICIÊNCIA: tenha uma excelência operacional, aperfeiçoando e simplificando processos. Agilize a tomada de decisão; elimine e/ou minimize os desperdícios e perdas e reduza seus custos.
INVISTA NA EQUIPE: Racionalizar a estrutura organizacional e engajar a equipe: gente cativante, motivada e treinada
ADOTE UMA COMUNICAÇÃO EFICAZ: adotar um programa de comunicação contínua e efetivo, com uma linguagem simples e conectada ao seus clientes.
FAÇA UM MONITORAMENTO CONTÍNUO: mapear o próprio desempenho, o mercado, concorrentes e consumidores para avaliar o que deve ser mantido, melhorado e/ou implementado. Lembre-se: "o que não é monitorado, não poderá ser melhorado, e com o tempo, poderá se deteriorar".
CUIDAR DE CADA DETALHE: O varejo é feito de detalhes! Cuide de cada detalhe: ambiente, organização, sortimento adequado, exposição, comunicação, sinalização, precificação....

 


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FATIMA MERLIN

Fatima Merlin

Sócia-fundadora da Connect Shopper, Master Business em Marketing, Economista, Especialista em Varejo, Comportamento do Consumidor e Shopper. Ao longo de sua carreira, desenvolveu projetos nacionais e internacionais de gerenciamento por categoria e shoppers insights, inteligência em marketing, para indústrias e varejos.

 

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