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A CIÊNCIA POR TRÁS DE UM PLANOGRAMA

A CIÊNCIA POR TRÁS DE UM PLANOGRAMA

Neste artigo, Fátima Merlin explora os passos básicos para um bom planograma: árvore de decisão do shopper + estratégia e papel da categoria + indicadores de abastecimento e estoque, entre outros

Ledo engano quem pensa que um mesmo planograma serve para todas as lojas.

É essencial um planograma estratégico que esteja conectado com as diferentes variáveis para compô-lo.


Lembre-se diferentes categorias, níveis de maturidade e complexidade, diferentes decisões sobre como executá-las. Diferentes lojas, formatos de varejos, perfis de shopper, diferentes papéis, estratégias. E, todas estas variáveis que influenciam na tomada de decisão, devem estar refletidas no planograma.


Assim, para se construir um planograma e se ter o melhor e maior efeito sobre o shopper, a exposição deve levar em consideração a estratégia do varejista (propósito), a estratégia da categoria (se gera fluxo, transação e outras), o papel da categoria, o shopper e sua hierarquia de decisão (árvore de decisão), os momentos de uso e consumo, demanda/giro de cada produto e frequência de reposição, momento ou ocasião de uso e consumo, entre outros.

*mais detalhes no livro “Shoppercracia: o gerenciamento por categoria – do planejamento à execução, o shopper no centro de todas as decisões


Saiba mais: info@connect-shopper.com.br

https://www.linkedin.com/pulse/ci%C3%AAncia-por-tr%C3%A1s-de-um-planograma-fatima-merlin/
 

 


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FATIMA MERLIN

Fatima Merlin

Sócia-fundadora da Connect Shopper, Conselheira Consultiva Certificada, Mentora e Palestrante, é Master Business em Marketing, Economista, Especialista em Varejo, Comportamento do Consumidor e Shopper. Ao longo de sua carreira, desenvolveu projetos nacionais e internacionais de gerenciamento por categoria e shoppers insights, inteligência em marketing, para indústrias e varejos.

 

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